Enologia eua e alemanha
Introdução
Apesar de pouco difundidos no Brasil, os vinhos norte-americanos são de grande qualidade, e estando lá em cima com países produtores de vinho no mundo. Só a Califórnia produz mais que o dobro de vinhos que a Austrália. Apesar de vinho ser feito em 50 estados do país, os principais, onde se produzem vinhos finos são: a famosa Califórnia, Washington State, Oregon e Nova York. Esse último sendo um pouco menos presente, mas crescendo no mercado americano. O primeiro estado a fazer vinho que foi comercializado, foi Ohio, mas perdeu sua força com o tempo. Oregon e Washington já são considerados estados de produção de primeira linha, aproximando-se da Califórnia.
Historia
Mesmo não sendo o primeiro estado a produzir vinhos, a Califórnia se tornou produtor, lá por 1800, onde a primeira vinícola foi estabelecida por um missionário Franciscano, chamado Junípero Serra, perto de San Diego, e logo em seguida, videiras foram plantadas em uma das principais regiões vinícolas dos EUA, em Sonoma, em 1805. Os EUA tinham duas uvas nativas, mas eram de qualidade muito ruim. Mais tarde, resolveu-se plantar a Mission Grape, que na América do Sul é conhecida como CRIOLLA. Essa produziu vinhos de melhor qualidade, mas também não era grande coisa.
Um ponto importante na história da viticultura americana e mundial, foi a proliferação do fungo Filoxera (Phylloxera) no final do século 19. Essa praga devastou os vinhedos europeus, e deixou muitos produtores quebrados. Porém as raízes das videiras americanas eram imunes a essa praga. Isso fez com que fosse possível a plantação de centenas de espécies em vinhedos americanos, com a ajuda de enxertos nas videiras. Algumas pegaram bem, outras não.
Outro marco foi à famosa Proibição nos Estados Unidos (National Prohibition Act), onde proibia a venda, produção e transporte de qualquer bebida alcoólica com mais de 2.75 graus alcoólicos no país. Maine foi o primeiro estado, estando totalmente sem