Características e divisões do Direito Comercial
O direito comercial possui algumas características como seu individualismo, a simplicidade sem muito formalismo, a elasticidade por ser mais flexível e estar em constantes mudanças, o dinamismo por se ligar as novas tecnologias que estão ligadas ao desenvolvimento do direito empresarial, e o fragmentarismo. Onerosidade,
O direito comercial possui em suas características o individualismo, cosmopolitismo, simplicidade, elasticidade, dinamismo, onerosidade e fragmentarismo.
Individualismo. O direito comercial é tido como individualista, pois o lucro está diretamente ligado ao desejo individual.
Cosmopolitismo. Regulam as leis do comércio em meio à globalização comercial, pois o lucro é o alvo dos comerciantes em qualquer lugar do mundo.
Simplicidade. É mais simples pois não tem muito formalismo e como a rapidez é essencial foi necessária à abolição do formalismo.
Elasticidade. É mais flexível, está em constantes mudanças e é mais renovador.
Dinamismo. Por se conectar as novas tecnologias que estão ligadas ao desenvolvimento do direito empresarial.
Onerosidade. No direito comercial o objetivo primordial é lucrar, nada é gratuito.
Fragmentarismo. O direito comercial é só um conjunto de normas fragmentado.
DIVISÕES DO DIREITO COMERCIAL
O direito comercial é dividido em três: direito comercial marítimo, direito comercial terrestre e direito comercial aeronáutico.
O direito marítimo é o direito dos transportes, e é mais original pois suas normas são mais exclusivas e tem o poder de administrar a ligação do comércio marítimo e do transporte.
O direito terrestre se responsabiliza por normas referentes ao comercio e suas obrigações em geral.
O direito aeronáutico ou aéreo, trata se das relações do transporte aéreo nacional ou internacional, e da aviação geral.