CARACTERÍSTICAS POLÍTICAS E FILOSÓFICAS RELACIONADAS AO ISLÃ.
O governo islâmico tem como característica principal não ser despótico, mas pautado por princípios democráticos e constitucionais.
Todavia, o sistema de governo democrático, segue as determinações e leis do Corão e da Suna do Profeta, não do povo. A Constituição, o judiciário são inspiradas diretamente no Livro Sagrado e transcritas pelo Profeta, e devem ser escrupulosamente aplicadas. As leis do governo islâmico são provenientes do Direito Divino, não podem ser contestadas, nem tampouco mudadas.
Num governo islâmico a única autoridade competente para propor e votar leis é o Todo poderoso conforme sua vontade divina. Difere aí, dos demais sistemas vigentes atualmente, onde parlamentares eleitos representantes do povo ou do Estado, propõem medidas e votam leis. O parlamento, o sistema constitucional, junto ao executivo e judiciário, tem como substituto um Conselho Religioso, que estabelece a política geral do país com base num programa de acordo com a religião, com base nas leis islâmicas, traçam um programa que pauta todos os procedimentos a serem adotados.
A lei em um Estado islâmico provém totalmente de Deus e da sua divina vontade, e determina o que todas as pessoas participantes dele devem fazer. As diversas instâncias de poder, incluindo aí o povo, devem obediência total às leis contidas no Corão, transmitidas aos mortais através do Profeta, e que se perpetuam imutavelmente, ou seja, os atos do governo consistem unicamente em praticar as leis do Corão, preceito que se estende desde o chefe de Estado ao mais simples empregado. Todo indivíduo, até mesmo o Profeta, não tem outro direito senão o de obedecer, sem qualquer intromissão humana por de tratar da vontade divina.
Os preceitos do Islã influencia toda a atividade humana, também incluso todo o contexto social. Cobrem os preceitos do Islã, as demandas da vida humana desde o nascimento até a morte, há juízo do Islã para todas as coisas,