Redes de Computadores
REDE DE COMPUTADORES – HISTÓRIA, CONCEITO E APLICAÇÃO
Anderson de Souza Santos
Redes de Computadores
1) História Sobre as Redes
De acordo com as pesquisas o primeiro experimento feito com conexões de computadores foi realizado nos Estados Unidos por dois pesquisadores Lawrence Roberts e Thomas Merril no ano de 1965, cuja experiência consistia entre uma conexão entre duas máquinas utilizando uma linha discada de baixa velocidade e com computadores estando em Estados diferentes dos EUA. Esse foi o surgimento do que conhecemos por internet da qual é mãe de todas as redes.
Boa parte dos elementos e aplicações essenciais para a comunicação entre computadores, como o protocolo TCP/IP, a tecnologia de comutação de pacotes de dados e o correio eletrônico, estão relacionados ao desenvolvimento da Arpanet, a rede que deu origem a internet. Ela foi criada por um programa desenvolvido pela Advanced Research Projects Agency (ARPA) mais tarde rebatizada como DARPA.
A agencia nasceu de uma iniciativa do departamento de defesa dos estados unidos, na época preocupado em não perder terreno na corrida tecnológica deflagrada pelos russos com o lançamento do satélite Sputinik, em 1957. Roberts, acadêmico do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), era um dos integrantes da DARPA e um dos pais da ARPANET, que começou em 1969 conectando quatro universidades: UCLA – Universidade da Califórnia em Los Angeles, Stanford, Santa Bárbara e Utah. A separação dos militares da Arpanet só ocorreu em 1983, com a criação da Milnet. O principal objetivo teórico da ARPANET era formar uma arquitetura de rede sólida e robusta que pudesse sobreviver a uma perda substancial de equipamento e ainda operar com os computadores e enlaces de comunicação restantes. Para alcançar este objetivo, o sistema de comunicação deveria suportar diversos tipos de equipamentos distintos, ser dividido em diversos níveis de