Características do Som
Quem já teve a oportunidade de observar um navio à grande distância no alto-mar deve ter notado que o som proveniente de seu apito só é escutado momentos após terem sido expelidos os vapores resultantes. Sabe-se também que durante as tempestades, provocadas por violentas perturbações elétricas na atmosfera, o ruído do trovão chega até nós alguns segundos após a claridade do relâmpago, e quanto maior for a distância do local onde se produzir o ruído maior o intervalo entre este e a claridade do relâmpago.
Em distâncias curtas, podemos considerar a velocidade da luz como praticamente instantânea, e portanto o tempo decorrido entre vermos o relâmpago e ouvirmos a trovoada deve ser o tempo para o som deslocar-se de sua origem até ao ouvido do observador.
Uma onda de som é uma variação da pressão de ar, que se propaga a partir de um transmissor de vibração.
A velocidade do som é importante, porque nos dá uma medida do tempo mínimo que uma variação de pressão pode ser transmitida a partir de um ponto para outro. Ondas compreensão de sólidos e líquidos também são chamados de ondas sonoras. Estes fatos evidenciam que o som se propaga através do ar com uma velocidade pequena, comparada com a velocidade da luz.
Beatriz: Caracteristícas O facto de conseguirmos distinguir os diferentes sons deve-se às suas características:
-Comprimento de onda
- Intensidade
- Amplitude
- Quanto maior for a frequência da onda sonora, mais agudo ou alto será o som;
- Quanto menor for a frequência da onda sonora, mais grave ou baixo será o som
- Quanto maior for a amplitude da onda sonora, mais forte será o som;
- Quanto menor for a amplitude da onda sonora, mais fraco será o som.
História:
Luana: As primeiras investigações sobre o som foram iniciadas na Antiguidade, com os trabalhos de filósofos gregos como Pitágoras, no século VI a.C. e continuados ao longo dos séculos, realçando-se os trabalhos de Galileu.
Galileu iniciou o estabelecimento das