Caracteristicas físicas de um som
Som é energia vibracional em movimento
• Sua amplitude é medida em ciclos por segundo.
• O som é dinamogênico, ou seja, a energia muscular aumenta com a intensidade e a altura dos estímulos sonoros.
• Cada som ou vibração energética possui uma altura ou frequência determinada e, portanto, ressoa numa determinada zona do corpo.
• A audição humana varia entre 20 e 20.000 ciclos por segundo, sendo esta a faixa audível de frequência, quer corresponde a 20Hz e 20.000 Hz (Hertz). Abaixo os menores valores estão as frequências subsônicas, e acima, a faixa ultrassônica.
• As células do corpo humano raramente vibram mais do que 1000 ciclos por segundo, portanto o corpo funciona como um filtro vibratório.
• Segundo a concepção mística da música, o primeiro aspecto que faz a inteligência consciente das manifestações é som. O segundo é a luz (cor) e o terceiro são as formas geométricas.
O fato de geralmente encontrarmos acordes e intervalos consonantes em diferentes culturas musicais parece ser causado, portanto, por uma tendência herdada dos mamíferos de preferirem tais combinações sonoras (consonantes).
Se apenas a influência do ambiente e da tradição, torna-se por outro lado difícil imaginar de que modo um aspecto tão específico como as relações sonoras harmônicas pôde se desenvolver de maneira tão independente em diferentes culturas musicais através dos tempos, assim como em ratos sem treinamento prévio - e tudo por acaso.
Esse fato implica que deve existir alguma predisposição neurológica que faz com que determinadas combinações sonoras some de um jeito especial ao ser humano.
"O som é um objeto subjetivo, que está dentro e fora, não podendo ser tocado diretamente, nos toca com uma enorme precisão"
CARACTERÍSTICAS DE UM SOM
Um som apresenta sempre 3 características que o distinguem de outros sons. São elas: * O Timbre; * A Altura; * A Intensidade.
O TIMBRE
Quando