ondas sonoras
ONDAS SONORAS
Caxias do Sul, 2 de dezembro de 2013
O som é uma onda longitudinal, que só se propaga em meios materiais (sólidos, líquidos ou gases) e que tem freqüência que está compreendida na faixa entre 20 hertz e 20 000 hertz. Ao contrário do que ocorre com a luz, o som não pode se propagar no vácuo, ou seja, não é possível perceber o som se não existir um meio material entre o corpo que vibra e o nosso ouvido.
Como disse antes esses dois o inferior ao mínimo descrito a cima é infrassom e a partir do máximo humano é chamado de Ultrassom.
O sonar é um aparelho que, assim como os morcegos, consegue captar e localizar objetos e medir a distância até ele. Tanto esse aparelho quanto os morcegos emitem uma onda que ao encontrar um determinado obstáculo retorna à fonte emissora possibilitando dessa forma, calcular e medir a distância e localizar os objetos. Os navios e submarinos utilizam esse mesmo princípio para encontrar objetos no fundo do mar, como cardumes de peixes, por exemplo.
O som tem como Velocidade, ao passar dos anos medidas mais precisas sabe-se que a velocidade do som no ar a uma temperatura de 20° C e ao nível do mar é igual a 343 m/s.
A intensidade é uma característica do som que está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas. Essa propriedade do som é provocada pela pressão que a onda exerce sobre o ouvido ou sobre algum instrumento medidor da intensidade sonora.
A altura é uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo. Geralmente os homens têm voz mais grave e as mulheres voz aguda, ou seja, voz grossa e fina, respectivamente. Essa propriedade do som é caracterizada pela frequência da onda sonora. Um som com baixa frequência é dito som grave e o som com altas frequências é dito som agudo. Dessa forma, podemos concluir que a voz masculina tem menor frequência que a voz feminina. Na