caracteristicas do som
Índice:
Introdução:
Este trabalho consiste na pesquisa e aprofundamento da matéria lecionada sobre os atributos do som e as suas propriedades. No âmbito da disciplina de físico-química.
Atributos do som:
O ouvido humano distingue os sons de acordo com três atributos: a altura, a intensidade e o timbre. Além deste três atributos é, por vezes, importante ter em conta a duração do som. Entende-se por duração de um som o intervalo de tempo durante o qual esse som é audível para o homem.
Altura:
Altura é uma das características do som. Ela permite-nos distinguir um som agudo de um som grave.
O ouvido humano consegue distinguir os sons graves dos agudos. Para dar um exemplo, a voz da mulher é mais aguda (fininha) do que a voz grave do homem (grossa).
Os sons graves possuem frequências mais baixas do que os sons agudos.
Na natureza podes encontrar sons agudos como o piar dos passarinhos e sons graves como o mugido da Vaca.
Nas notas musicais regista-se um leque muito grande de sons que vão desde os muito graves aos muito agudos.
Intensidade:
Em termos de intensidade, os sons podem ser fortes ou fracos. A intensidade de uma onda sonora depende da amplitude dessa onda. Um som com uma maior amplitude é um som forte, enquanto um som com uma pequena amplitude é um som fraco. Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos. Uma onda sonora perde intensidade no decurso da sua propagação. A capacidade que o ouvido humano tem de sentir um som depende da intensidade do som mas também da sua frequência. Os sons muito fracos não são sentidos e os sons muito fortes podem provocar lesões. O nível sonoro é uma escala que relaciona a intensidade de um determinado som com a do som mais fraco que conseguimos ouvir, e pode ser medido com um sonómetro. A unidade S.I. do nível sonoro é o bel, B, embora normalmente seja utilizado o decibel, dB, que é igual a 0,1