Características da lógica c-mos
1. Baixa dissipação de energia: A dissipação de energia é dependente da tensão de alimentação, frequência, carga de saída e tempo de subida da entrada. Em 1MHz e carga de 50pF, a dissipação de energia é geralmente 10nW por porta.
2. Baixa propagação de atraso: Dependendo da fonte de alimentação, a propagação de atraso é normalmente entre 25ns e 50ns.
3. Tempos de subida e descida são controlados: A subida e a descida geralmente são rampas em vez de funções degrau e seus comprimentos são de 20% a 40% maiores que a propagação de atraso.
4. Imunidade de ruído de aproximadamente 50% ou 45% do movimento total da lógica.
5. Níveis do sinal lógico serão essencialmente iguais à fonte de alimentação uma vez que a impedância de entrada é muito alta.
Características da lógica TTL:
1. A dissipação de energia é geralmente 10mW por porta.
2. Propagação de atraso é 10ns ao conduzir uma carga de 15pF/400 ohms.
3. Níveis de tensão variam do 0 para o Vcc onde o Vcc é geralmente entre 4.75V e 5.25V. O intervalo de tensão de 0V a 0.8V cria o nível lógico “0”. O intervalo de tensão de 2V a Vcc cria o nível lógico “1”.
O CMOS comparado ao TTL:
1. Componentes CMOS geralmente são mais caros que o equivalente em TTL. Contudo, a tecnologia CMOS é geralmente menos cara em um nível de sistema, pois os chips CMOS são menores e requerem menos regulação.
3. Circuitos CMOS não consomem tanta energia quanto os circuitos TTL quando em repouso. Contudo, o consumo de energia do CMOS aumenta rapidamente com freqüências altas em comparação ao TTL. Baixo consumo de corrente de distribuição requer menos fonte de alimentação, causando assim um projeto mais simples e mais barato.
4. Devido longos tempos de subida e descida, a transmissão de sinais digitais torna-se mais simples e barata com chips CMOS.
5. Componentes CMOS são mais suscetíveis a dano por descarga eletrostática que componentes