Família TTL x Família CMOS
Família TTL x Família CMOS
Felipe Rodrigues dos Santos CME2TA
Professor Filipe
São Paulo
2013
Família TTL
Esta família é principalmente reconhecida pelo fato de ter duas séries que começam pelos números 54 para os componentes de uso militar e 74 para os componentes de uso comercial.
Alimentação de 5 Volts;
Nível 0: Tensão entre 0 e 0,8v;
Nível 1: Tensão entre 2,4 e 5v;
Correntes de entrada: corrente da base para o emissor do transistor multiemissor da ordem de 1,6 mA; nível 1: flui uma corrente no sentido oposto da ordem de 40 uA;
Corrente de saída: nível 0 flui uma corrente no sentido oposto da ordem de 40 uA; nível 1 pode fornecer uma corrente máxima de 400 uA;
Tempo de atraso de propagação: É o tempo que demora entre o instante que aplicamos os níveis lógicos na entrada e o instante em que obtemos a resposta na saída,esse tempo varia de acordo com a versão que for utilizada, sendo o valor médio aproximado de ordem de 10ns na versão mais comum;
Margem de ruído :É o máximo desvio permissível aos níveis de entrada sem que haja mudança de estado lógico. É desejável que a margem de ruído seja a mesma para os níveis lógicos 0 e 1. A margem de imunidade ao ruído para a família TTL é igual a 0,4V, sendo considerada baixa em relação a família C-MOS.
Veja então que podemos obter uma capacidade muito maior de excitação de saída de uma porta TTL quando ela é levada ao nível 0 do que ao nível 1.
Isso justifica o fato de que em muitas funções indicadoras em que ligamos um LED na saída, por exemplo, fazemos com que ele seja aceso quando a saída vai ao nível 0 (e portanto a corrente é maior) e não ao nível 1.
Fan In e Fan Out
A saída de uma função não precisa estar obrigatoriamente ligada à uma única entrada de outra função. A mesma saída pode ser usada para excitar diversas funções.
Como a entrada de cada função precisa de certa corrente e a saída da função que vai