Socialismo
O socialismo
É um sistema econômico no qual o Estado tem a posse dos meios de produção: capital, edificações e terra. O socialismo em sua teoria é justo e eficaz, já na sua pratica é difícil de funcionar. È um sistema econômico que visa igual distribuição de renda para todas as classes, não permitindo que existam milionários ou miseráveis na sociedade.
Nesse sistema os trabalhadores centralizarão todos os meios de produção nas mãos do Estado. Para os radicais de esquerda, é uma ferramenta crítica á sociedade estabelecida. Para a classe mais rica, o socialismo sugere uma conspiração para arruinar suas riquezas.
Não restam dúvidas que com o socialismo teríamos um sistema econômico mais humano e com melhor distribuição de renda, mas seria muito difícil vivermos numa sociedade em que todos têm o mesmo nível socioeconômico, uma vez que sempre a classe mais rica dependerá da mão-de-obra da classe mais pobre. Os assalariados necessitam de manter-se empregados produzindo o “lucro” para a classe rica, somente com o lucro e crescimento da classe rica, cada vez mais os trabalhadores se manterão ativos na sociedade e crescerá o número de empregos.
A posição Marxista do socialismo prega que uma vez que o Estado fosse responsável pelos investimentos do país, todos teriam, por exemplo, habitação própria, mas é importante lembrar que esse sistema pode gerar alguns problemas tais como: é discutível se as decisões de investimentos tomadas pelo governo gerariam inovação tecnológica tanto quanto o capitalismo. Uma vez que a concorrência capitalista “obriga” a busca por inovações. Outro fator importante que se torna um problema para o socialismo é a mentalidade da sociedade hoje que apesar de criticar o capitalismo não sabe viver sem o mesmo. Seria necessário demandar grande tempo de estudo e conscientização para que as pessoas entendessem a profundidade do sistema socialista. Nossa sociedade é educada a pensar em ter sempre o seu melhor e o seu crescimento individual e