Características bauxita/ mercado/uso
O minério de bauxita é amplamente utilizado na fabricação de materiais refratários, sendo que o mesmo possui um alto teor de alumina e baixo teor de fundentes. O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de bauxita refratária, sendo que o estado de Santa Catarina se destaca como um dos estados detentores deste tipo de material. É essencialmente produto do intemperismo e lixiviação de uma gama variável de rochas, ocorrendo geralmente em clima tropical ou subtropical, caracterizados por taxas de precipitação pluviométrica elevada. O produto final é uma rocha rica em óxido de alumínio, cuja composição mineralógica predomina uma associação em proporção variável de três minerais: gibbsita ou hidrargilita, diásporo e boehmita Outros constituintes usualmente presentes, e que são considerados impurezas da bauxita, são minerais de argilas. A bauxita é comumente aplicada na fabricação de alumínio metálico, mas há também um grupo de aplicações para a bauxita não metalúrgica, no qual se incluem: refratários (31%), abrasivos (24%), produtos químicos (16%), cimentos de alta alumina (18%) e fabricação do aço (11%) (2).
A composição da bauxita “in natura” determinará as características do minério.
Estas características definirão em qual grupo dos citados acima será empregado o material.
PROCESSOS MINERARIOS DE MINAS GERAIS
Processo de obtenção de alumina (Al2O3) - A alumina para diversos fins pode ser obtida por um dos quatros processos ilustrados no Quadro 1. No entanto, o mais utilizado e, portanto, conhecido é o processo Bayer. Neste trabalho apenas o processo Bayer será relatado com detalhes.
Quadro 2: Processos de obtenção de alumina (Al2O3).
PROCESSO BAYER:
Trata-se de um processo de produção difícil, pois exige muita energia elétrica. A bauxita de cor marrom-avermelhada deve sofrer um processo de purificação para que se possa extrair a alumina (Al2O3) de outras substâncias, como, por exemplo, o óxido de ferro