característica e propriedade dos materiais isolantes
Os isolantes, chamados também de dielétricos, possuem os seus elétrons fortemente ligados ao núcleo, logo com a falta (ou uma quantidade irrelevante) de elétrons livres, não há passagem de corrente elétrica. É a principal diferença entre os isolantes e os condutores e a sua principal característica. A escolha e o dimensionamento, de um determinado tipo de isolante, é feita de acordo com sua confiabilidade, durabilidade e o seu custo. A resistividade de tais materiais varia entre 10⁸ W.m e 10²² W.m, ou seja, a temperatura ambiente pouquíssimos elétrons podem ser ativados. O processo principal, característico para qualquer dielétrico, que se produz quando sobre ele atua uma tensão elétrica, é a polarização, ou seja, o deslocamento limitado de cargas ou a orientação das moléculas dipolares.
Os principais tipos de matérias utilizados como isolantes são:
Cerâmicas (porcelana, vidro)
Polímeros
CERÂMICAS
As Cerâmicas são possuem ligações iônicas e covalentes. No caso, das cerâmicas utilizadas como estruturas isolantes, a matéria prima são as de base se silicado.
Figura 01: Estrutura dos silicatos
Diferentes materiais e propriedades resultam de diferentes formas de organização destes tetraedros no espaço e da combinação destas estruturas em diferentes proporções com outros compostos.
Além da composição, outro importante aspecto é a microestrutura do material, que depende da composição, da dimensão das partículas dos materiais utilizados e da precisão dos processos de fabricação.
Figura 02: Fabricação de cerâmica (porcelanas)
Figura 03: Fabricação de cerâmica (vidros)
Processamento de Cerâmica
Cristalina
Processamento do Vidro
Seleção da Matéria Prima
Seleção da Matéria Prima
Preparação
Fusão
Consolidação
Moldagem
Sinterização
Recozimento, Têmpera
Figura 04: etapas individuais da fabricação de isolantes cerâmicos
POLÍMEROS
Os polímeros são moléculas estruturadas em longas cadeias de