precificação
A empresa estabelece um preço pela primeira vez quando um novo produto é desenvolvido, participa de licitações de contratos e quando introduz o produto habitual em um novo canal de distribuição ou em uma nova área geográfica.
A empresa precisa considerar muitos fatores ao estabelecer sua política de determinação de preço, sendo assim a maioria das empresas utilizam de três a cinco níveis de preço ou segmentos e os consumidores classificam as marcas de acordo com os segmentos de preço em uma categoria. A seguir descreveremos um processo de seis passos que ajudam a estabelecer esta política.
PASSO 1: SELEÇÃO DO OBJETIVO DA DETERMINAÇÃO DE PREÇOS:
A empresa decide onde deseja posicionar sua oferta ao mercado. Mais fácil será determinar o preço, quanto mais claro forem os objetivos de marketing. Uma empresa pode perseguir qualquer um destes cinco objetivos:
Sobrevivência: É um objetivo de curto prazo geralmente praticado quando existe excesso de produção, concorrência intensa ou mudança nos desejos do consumidor.
Maximização do lucro atual: Quando são estimadas a demanda e os custos com preços alternativos e escolha do nível que maximiza o lucro, e se estabelece um nível específico de lucro como objetivo.
Maximização da participação de mercado: Estabelece o preço que maximiza faturamento ou participação de mercado.
Desnatamento máximo do mercado: Compreende a fixação de um preço que seja bastante elevado em relação aos preços esperados pelo público. O vendedor pode manter essa política de preços por tempo indeterminado ou baixar, mais tarde, para entrar em novas fatias de mercado.
Liderança na qualidade do produto: É a decisão de desenvolver produtos de alta qualidade para o mercado, mas não a ponto de ficar fora do alcance dos consumidores.
PASSO 2: DETERMINAÇÃO DA DEMANDA
Cada preço praticado pela empresa resultará em um diferente nível de demanda e consequentemente causará diferentes impactos nos objetivos de marketing de