Propriedades Dos Dieletricos
A característica Isolante está relacionada com a habilidade de limitar o fluxo da Corrente. Está relacionada com a Resistividade do Material a as características do campo elétrico.
Um material dielétrico deve também ser um meio isolante, mas suas propriedades são descritas por sua constante dielétrica, rigidez dielétrica, absorção dielétrica e fator de potência. Portanto, como um dielétrico deve possuir algumas propriedades de um isolante, e vice-versa, ambos termos costumam ser usados indistintamente.
A propriedade isolante está mais associada à função que o material deve atender para uma dada situação. Assim, um dielétrico com diferentes espessuras, ou usado em diferentes temperaturas, frequências ou intensidade de campo elétrico, poderá ser ou não um isolante adequado.
Os isolantes são caracterizados por uma série de propriedades, cujos valores numéricos os identificam em termos quantitativos e cuja variação informa aspectos qualitativos. Essas propriedades variam o seu valor numérico de acordo com as condições físicas de seu uso (como por exemplo, variações de temperatura e umidade, tensão elétrica aplicada, etc.). Assim, para sabermos se uma dada condição de serviço influi, e até que grau, sobre as características do material, é imprescindível comentar de que modo, e em função de que grandezas, as características dos isolantes podem variar.
Propriedades dos materiais isolantes
Ao escolhermos um material isolante, temos que levar em conta as seguintes propriedades:
• propriedades mecânicas: resistência à tração, à compressão, à esforços cortantes, à fricção, absorção de umidade e gases, e ainda, dureza, fragilidade, dilatação e contração.
• propriedades elétricas: resistência de isolamento superficial, resistência de isolamento volumétrica, rigidez dielétrica, resistência à impulsão, absorção dielétrica, perda de potência, fator de potência, resistência ao arco. • propriedades químicas: estabilidade de composição, resistência aos