Materiais isolantes
São substâncias nas quais, ao contrário dos condutores os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo do átomo. Nenhum dos materiais conhecidos até o momento é capaz de atender a todas as exigências elétricas e mecânicas necessárias para ser considerado um isolante perfeito.
Considerações:
A característica Isolante está relacionada com a habilidade de limitar o fluxo da Corrente. Está relacionada com a Resistividade do Material e as características do campo elétrico.
Um material dielétrico deve também ser um meio isolante, mas suas propriedades são descritas por sua constante dielétrica, rigidez dielétrica, absorção dielétrica e fator de potência.
A propriedade isolante está mais associada à função que o material deve atender para uma dada situação. Um dielétrico com diferentes espessuras, ou usado em diferentes temperaturas, frequências ou intensidade de campo elétrico, poderá ser ou não um isolante adequado.
Classificação dos Isolantes de Acordo com o seu Estado:
Gases: Ar; Anidrido carbônico; Azoto; Hidrogênio; Gases raros; Hexafluoreto de enxofre.
Líquidos: Óleos minerais: óleos para transformadores, interruptores e cabos. Dielétricos líquidos à prova de fogo: Askarel. Óleos vegetais: Tung, linhaça. Solventes: (empregados nos vernizes e compostos isolantes) Álcool, tolueno, benzeno, benzina, terebentina, petróleo, nafta, acetatos amílicos e butílicos, tetracloreto de carbono, acetona.
Sólidos Aplicados em Estado Líquido ou Pastoso: Resinas e plásticos naturais: resinas fósseis e vegetais, materiais asfálticos, goma laca.Ceras: cera de abelhas de minerais, parafina. Vernizes e lacas: preparados de resinas e óleos naturais, produtos sintéticos, esmaltes parafios, vernizes solventes, lacas. Resinas sintéticas: (plásticos moldados e laminados) resinas fenólicas, caseína, borracha sintética, silicones. Compostos de celulose: (termoplásticos) acetato de celulose, nitrocelulose. Plásticos moldados a frio: cimento