característica geral população
É considerado o segundo menor continente do mundo, estendendo-se a oeste dos Montes Urais, como uma longa e grande massa continental que é a Ásia.
Tem uma área de aproximadamente 11.400.000 Km, representa apenas 7% das terras elevadas, fazendo parte da região ocidental do subcontinente euro asiática, e é considerada uma península da Eurásia.
Tendo mais de 19% de penínsulas: Escandinávia, Ibérica, Itálica, Balcânica, Jutlândia e 18% de ilhas:
Britânicas, Islândia, Sicília, ilhas gregas entre outras.
Encontra-se no hemisfério norte e quase integralmente na zona temperada, se limitando: pelo oceano Glacial Ártico (norte), Oceano Atlântico (oeste), Ásia (leste), Mar Mediterrâneo e o Mar Negro (Sul).
5. Indicadores Sociais
O índice nacional de analfabetismo, valido apenas para pessoas com mais de 15 anos, teve uma queda considerável de 20,07% em 1991 para 13,63% em 2000.
Escolarização
No geral, as mulheres são mais escolarizadas do que os homens no Brasil. A Região Sul é a que apresenta o maior índice de escolaridade, com um patamar acima de 96% entre as idades de 7 e 9 anos, contra 86% da Região Nordeste apresentam. Ultimamente, evidenciou-se um grande desenvolvimento da escolaridade de crianças entre 4 e 6 anos, em razão da participação expressiva das mulheres no mercado de trabalho, que matriculam as crianças mais cedo na escola por necessidade.
A escolarização do grupo entre 15 e 17 anos de idade também apresentou uma importante expansão, de 1980 a 1991 a escolarização desses jovens passou de 48,8% para 55,3%, e em 1996 já atingia os 66,8%.
A escolaridade da população brasileira
A educação da população brasileira apresentou um importante progresso que pode ser verificado através da grande queda do número de indivíduos com menos de um ano de escolaridade.
O nível educacional varia de acordo com a região, a situação rural ou urbana das pessoas. Desse modo, no Sul e no