Caracterização talco
1) Objetivos
Os objetivos deste experimento são determinar a capacidade calorífica do calorímetro utilizado e o calor de neutralização, correspondente à obtenção de 1 mol de água a partir dos íons acima citados, empregando quatro pares diferentes de ácidos e bases
2) Introdução
Termoquímica
A termoquímica, também chamada de termodinâmica química, é o ramo da química que estuda o calor (energia) envolvido, seja absorvido, seja produzido, nas reações químicas e quaisquer transformações físicas, tais como a fusão e a ebulição, baseando-se em princípios da termodinâmica. A termoquímica, genericamente, é relacionada com a troca de energia acompanhando transformações, tais como misturas, transições de fases, reações químicas, e incluindo cálculos de grandezas tais como a capacidade térmica, o calor de combustão, o calor de formação, a entalpia e a energia livre.
Calor de neutralização Calor de neutralização é a variação de entalpia, ou seja, quantidade de calor liberada verificada na neutralização total de hidrogênio ionizável (H+) por um mol de hidroxila dissociada admitindo-se todos os participantes em diluição total ou infinita (ponto de diluição total), a 25°C e 1atm.
Em solução aquosa, os ácidos e as bases fortes encontram-se completamente dissociados, e o calor de neutralização é numericamente igual ao calor de dissociação da água com sinal contrário.
As variações de entalpia durante reações de neutralização podem ser determinadas por simples calorimetria. Em um calorímetro isolado adiabaticamente, o calor liberado durante a neutralização, - ∆H, é igual à quantidade total de calor recebida pelos produtos da reação, Qp, e pelo calorímetro, Qc de modo que:
- ∆H = Qp + Qc = Q
A quantidade total de calor, Q, por sua vez, pode ser medida pela elevação da temperatura do sistema durante o processo.
Para relacionar Q à elevação da temperatura, sejam Ti a temperatura inicial de equilíbrio do