Eng civil
RELATÓRIO SINTÉTICO DA PESQUISA
Categoria: Pesquisa Tecnológica
Área: Engenharia Materiais
Título da Pesquisa: ESTUDO PARA REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUO DO GESSO
GERADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA PRODUÇÃO DE PEÇAS EM FIBRAS DE VIDRO
Componentes:
1º - Flavio Oliveira Santana Série: 1º Edificações Idade: 20
2º - Rosy Cleide de Jesus Alves Série: 1º Edificações Idade: 23
Orientador: Herbet Alves de Oliveira
Instituição: IFS-Instituto Federal de Sergipe- Campus Estância
Cidade: Estância Estado: Sergipe País: Brasil
1 INTRODUÇÃO
Na indústria de construção civil, a política de preservação ambiental ainda é pouco difundida. No entanto, situar-se acima das exigências apenas legais, mediante sistema de gestão ambiental, deixa de ser uma estratégia preventiva, para constituir-se mesmo em vantagem competitiva e diferencial de mercado. A maior parte dos resíduos gerados na indústria da construção civil, na grande maioria dos municípios, é depositada em aterros clandestinos. A deposição irregular ocasiona doenças e entupimentos de galerias e bueiros (MENDES 2004).
Segundo Mota (2003) o desperdício de materiais da construção civil brasileira é elevado e tais materiais possuem uma considerável diversidade na sua composição. Sua quantidade varia de 54 a 70% dos resíduos urbanos como no Rio de Janeiro, representando uma perda de entre 0,4 e 0,76 t/ hab./ano. O entulho gerado na construção civil é constituído de restos de praticamente todos os materiais de construção (argamassa, areia, cerâmicas, concreto, madeira, gesso, etc.). No Brasil, a destinação adequada bem como a prática de reciclagem ainda é pouco difundida.
A forma mais simples de reciclagem do entulho ainda é em pavimentação (ZORDAN, 1997), sendo que existe ainda a possibilidade de ser utilizado na produção de argamassa.
A indústria da construção civil gera diversos resíduos, dentre eles o gesso que apesar de existir algumas