Caracterização socioinstitucional
Caracterização sócio- institucional
1 – Contextualização histórica
Identificação da Instituição: CORAE (Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência Social ao Encefalopata)
O CORAE é um Centro de Reabilitação fundado em 1972 e desde então vem se aprimorando na busca da qualidade dos atendimentos oferecidos a criança e jovens com lesão cerebral (encefalopata), sua filosofia fundamenta-se na promoção da melhoria de vida das pessoas com necessidades especiais. Visa a conscientização e a retirada de rótulo que contribuem com preconceitos e a dificuldade de inclusão no meio social.
A instituição surgiu da necessidade de um grupo de mães em buscar o desenvolvimento de seus filhos, todos com deficiências múltiplas. Reuniram-se para aplicar técnicas absorvidas junto ao centro técnico do Rio de Janeiro e São Paulo, adotando o método DOMAN/DELACATO/VERAS, considerando a participação dos responsáveis pelas crianças, em tempo integral para execução dos exercícios diários que baseia o método. Inicialmente o trabalho era realizado na residência de uma das mães que se dispunha de alguns equipamentos para o método. O espaço físico tornou-se pequeno para o número de mães que buscavam orientações. Cogitou-se a utilização de um pavilhão no antigo Abrigo dos Velhos, onde hoje é o Fórum de Goiânia. Nesta época, em decorrência do falecimento de uma das crianças do grupo inicial, houve o fortalecimento do propósito de uma instituição que beneficiasse outras crianças em situação semelhante, pelo grupo.
Assim, no dia 10 de junho de 1972, foi fundado o CORAE na residência da família do falecido a escolha do nome foi dado pelo Dr. Walter Massi, que incentivou e orientou a sua criação, tornando-se seu primeiro Diretor Médico.
A sede provisória foi instalada no primeiro