Caracterização Socioinstitucional
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado em um estudo de campo, que consiste em um texto baseado na entrevista e na observação feita, realizada com uma profissional da área. A unidade de serviço escolhida foi o BOLSA FAMILIA e o assunto aqui abordado vêm falar sobre a realidade vivenciada na instituição, suas atribuições e competências. Sendo abordados também os objetivos da instituição, sua historia, seus gestores atuais, o publico alvo no Programa Bolsa Família, a importância do Serviço Social na instituição, dentre outros.
O Programa Bolsa Família situa-se no contexto do Programa Fome Zero. Este foi uma iniciativa do Instituto Cidadania, em meados do ano 2000, o qual reuniu especialistas em políticas sociais que propuseram um projeto cujo foco era a segurança alimentar, entendida como a garantia a todos os brasileiros de acesso a uma alimentação adequada à sobrevivência e à saúde em termos de quantidade, qualidade e regularidade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O estágio curricular obrigatório I do Curso de Serviço Social da UNOPAR está sendo desenvolvido na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Redenção/PA. Esse município foi fundado em 1972, em pleno Regime Militar, e teve como fundadores os Sr. Adhemar Guimarães, Sr. Luis Vargas Dumont e Sr. Waltercio Sacramento Villasboas. Foi emancipada através de uma lei estadual assinada em 13 de maio de 1982, pelo então governador Alacid da Silva Nunes. Seu primeiro prefeito foi Arcelide Veronese. A primeira legislatura contou com 09 vereadores. O município foi desbravado basicamente por mineiros, paranaenses e goianos. Há, no entanto, povos de quase todos os estados da Federação, sendo, ainda, marcante a presença dos índios de várias