caracterização regional ilha do marajó
CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: ESPAÇO AMAZÔNICO III
PROFESSOR: CLEDSON NAHUM
DISCENTE: UEDMAURO DIAS CARDOSO MATRICULA: 2013830037 KIYOFUMI ITAI MATRICULA:2013830022 ICARO DO CARMO PEREIRA MATRICULA:2013830018
Caracterização da economia regional
A mesorregião do Marajó, que possui estrutura econômica de todos os dezesseis municípios que compõem a área do Plano é essencialmente primária, baseando se no extrativismo vegetal, na pesca, na pecuária extensiva e na agricultura de subsistência. O PIB de toda a região em 2003, era da ordem de 853 milhões de reais, correspondia a apenas 2,9% do PIB total do Pará. A atividade pecuária possui uma maior expressão na economia local, muito embora venha apresentando uma forte tendência de encolhimento nos últimos anos, em contra partida a região é uma das maiores produtoras de bubalinos do país. Contudo a criação de animal de grande porte sofreu uma severa queda, pois a falta de técnicas implantadas na região somada com o fato da inexistência de abatedouros devidamente cadastrados, fazendo com que a produção diminua em ritmo acelerado, pois o escoamento deve ser feito com os animais vivos, reduzindo a competitividade em relação a outras regiões do estado do Pará.
Dentre as atividades econômicas regionais, as que apresentam maior importância, principalmente a pesca artesanal, o açaí e o palmito, pois são eles que garantem a emprego e renda para a maior parte da população.
A exploração madeireira ocorre há muito tempo no arquipélago do Marajó, pois essas áreas possuem grande quantidade de espécies valiosas para o mercado.
Identificação e localização dos municípios Imagem 01
Fonte : marajoando.blogspot.com
Dimensão demográfica (IBGE)
A dimensão demográfica da mesorregião do Marajó é uma das seis existentes no estado do Pará. É formada pela união de dezesseis