Caracterização dos turistas estrangeiros na bahia
Um dos principais emissores, a Argentina sofreu uma crise econômica forte no começo da década, que acabou por resultar no seu fluxo de emissão de turistas. Agora, com a economia em recuperação, os argentinos viajam cada vez mais, e o Brasil já está novamente no patamar de recepção de 1 milhão de Argentinos por ano. Na Bahia, o número ainda é pequeno, porém crescente:
Espanha
As previsões do fluxo de turistas espanhóis são otimistas. A Espanha encontra-se atualmente em terceiro lugar no ranking dos principais emissores de turistas para a Bahia. No dia 19 de Junho de 2007, o Ministério do Turismo em parceria com a operadora espanhola Ambassador Tours, fecharam um acordo que prevê a promoção dos destinos brasileiros na Espanha, entre eles destaca-se Salvador. Em geral, os espanhóis são atraídos por turismo cultural e ecoturismo.
Portugal
É o mercado prioritário do Brasil e da Bahia quando se trata de turismo. As fortes relações entre os dois países e a atual fase do Plano Aquarela nesse país, que tem como objetivo um programa de marketing agressivo da divulgação dos produtos turísticos brasileiros, fazem de Portugal um grande emissor de turistas, principalmente à Bahia.
Estados Unidos
Quarto maior emissor de turistas para a Bahia com um volume de XXX turistas registrados em 2006. Os turistas americanos se deparam com a cobrança do visto para entrar no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens, o fluxo de americanos no Brasil poderia aumentar em 30% caso essa barreira fosse eliminada.
Itália
A maior parte dos turistas italianos vêm à Bahia por lazer. Dos 80 mil italianos que visitaram o estado em 2004, 80% vieram a passeio, contra apenas 10% e 4% dos que vieram em razão de visita familiar e negócios respectivamente. De forma geral, se interessam pelo Brasil através de revistas, televisão e indicações de amigos, e poucos vêm em razão de publicidade e propaganda feita por agências de viagem. São geralmente turistas de