Caracterização de 14 espécies florestais
Nome Científico: Eucalyptus grandis
Família: Myrtaceae
Anatomia: Apresenta vasos pouco numerosos, dispostos em cadeias oblíquas somente em algumas áreas, grande número de vasos isolados; parênquima paratraqueal vasicêntrico a aliforme escasso envolvendo parcial ou totalmente os vasos, confluente quando os vasos estão em cadeia. Os vasos apresentam uma distribuição mais regular, sem um perfeito arranjo oblíquo e sem variação significativa no diâmetro tangencial; no plano tangencial, com respeito aos raios lenhosos, ocorre maior porcentagem de raios unisseriados em relação aos bisseriados e igual porcentagem de uni e bisseriados.
Propriedades Químicas: Madeira considerada com moderada durabilidade aos fungos apodrecedores e cupins e com baixa durabilidade aos fungos de podridão mole e cupins de solo.
Propriedades Físicas e Mecânicas: Madeira leve, de boa resistência mecânica, capaz de receber os mais variados tipos de atuações industriais. Em relação à umidade, pode ser considerada seca com umidade característica de secagem ao ar livre, densidade baixa, macia ao corte, grã direita, textura fina a média.
Secagem e Preservação: Madeira considerada como difícil de secagem, podendo ocorrer defeitos como colapso, empenamentos e rachaduras. A secagem em estufa deve ser feita de acordo com programas suaves, combinando, por exemplo, baixas temperaturas com altas umidades relativas. É recomendável a secagem ao ar, ou o uso de pré-secador, antes da secagem em estufa. Já para a preservação o eucalipto possui um cerne com difícil impregnação.
Trabalhabilidade: Madeira excelente para serraria, no entanto, requer o uso de técnicas apropriadas de desdobro para minimizar os efeitos das tensões de crescimento. Apresenta boas características de aplainamento, lixamento, torneamento, furação e acabamento.
Usos Recomendados: Construção civil (leve interna, estrutural, ripas, partes secundárias de estruturas, cordões, guarnições, rodapés, forros,