Memória ram
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
TRABALHO DE HARDWARE
TÉCNOLOGIAS DE MEMÓRIA E CONCEITOS DIVERSOS
Marcelo Souza
Santa Maria
2012
SUMÁRIO
1. Introdução .................................................................................................... 2
2. Desenvolvimento ..................................................................... 3, 4, 5, 6, 7, 8
3. Conclusão .................................................................................................... 9
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho conta de maneira direta um breve resumo sobre as memórias em geral, RAM e ROM. Além disso, conceitos como: Clock, Taxa de Transferência, Barramentos, portas de comunicação em geral. Cada item será explicado de maneira direta, e apenas o que é realmente importante para seu funcionamento: características, e diferenças a seus antepassados. Vale lembrar que o meio de pesquisa foi a Internet.
3
2. DESENVOLVIMENTO
Tecnologias de Memória
As primeiras tecnologias utilizadas em memórias foram às memórias de núcleos magnéticos. As memórias modernas são compostas por circuitos semicondutores, com novas tecnologias sendo criadas a cada ano permitindo que grandes quantidades de células de memória sejam encapsuladas em pequenas pastilhas.
• Capacidade de Memória (memory capacity): número de células multiplicado pelo número de bits por célula. Exemplo: Uma pastilha de memória de 1 M posições de 8 bits tem um capacidade de 8 Mbits.
• Largura da Memória (memory width): número de bits de cada posição da memória. Exemplo: A pastilha de 1M posições de 8 bits cada tem uma largura de 8 bits, ou seja, de um byte.
A seguir percebe-se a maior diferença entre a memória RAM e ROM:
• Memórias Voláteis (RAM) - As memórias voláteis são dispositivos de armazenamento que, diferentemente das memórias não voláteis, perdem a informação armazenada se a fonte de alimentação for retirada.
• Memórias não voláteis (ROM) - As memórias não voláteis são, pela