Caracterização das classes de equinodermos
Caracterização das classes de equinodermos:
Asteroidea:
Esta classe tem como representantes as estrelas-do-mar. São equinodermos em forma de estrela e de movimento livre, em que o corpo é composto de raios ou braços que se projetam através de um disco central. São normalmente de cores vermelhas, alaranjadas, azuis, roxas ou verdes.
A boca localiza-se no centro do lado inferior do disco, e toda a superfície inferior do disco e dos braços é chamada de superfície oral. A superfície aboral porta o ânus (nem sempre presente), no centro do disco. A partir da boca, um largo sulco estende-se radialmente no interior de cada braço. Cada sulco contém duas ou quatro fileiras de pequenas projeções tubulares, chamadas pés ambulacrais.
Sistema hidrovascular (ambulacral): exclusivo dos equinodermos e tem função de lomoção, transporte de substâncias, na respiração, excreção, na circulação e sensorial.
O sistema digestivo é radial, estendendo-se entre os lados oral e aboral do disco. A maioria dos asteroídeos é carnívora e há também os que são necrófagos.
Esta classe tem quatro sistemas circulatórios celômicos. Os cílios no revestimento peritoneal desses celomas criam uma circulação contínua de fluido celômico.
Crinoidea:
É a classe mais antiga e primitiva dos equinodermos. Vivem em profundidades de 100m ou mais e por isso, não são comumente encontrados. São popularmente chamados de lírios-do-mar.
O corpo é composto de uma haste de ligação basal e de um corpo pentameral, chamado de coroa. Nos lírios-do-mar, encontra-se presente uma haste bem desenvolvida, mas que se perde durante o desenvolvimento pós-larval das penas-do-mar de movimentos livres.
A haste de muitos crinóideos possui pequenos apêndices articulados e delgados (cirros) que são exibidos em espirais ao redor da haste. A coroa prende-se à haste por meio de seu lado aboral, por isso, ao contrário dos outros equinodermos, a superfície oral se direciona para cima.
A epiderme não é ciliada,