Estatística
Fillo Porífera:Os Porifera ou como são mais conhecidas, as esponjas, são animais tão peculiares que os primeiros naturalistas nem consideravam como
“animais” e sim como plantas. Só depois que descobriram que estes organismos assimétricos e cheios de poros podiam criar correntes de água entre o seu corpo e o meio ambiente, foram por eles considerados animais.
O filo possui cerca de 5.500 espécies descritas, destas somente 150 são encontradas em água doce, as demais são todas encontradas em ambientes marinhos. Os poríferos surgiram a partir de uma colônia de zooflagelados.
O nome Porifera significa portador de poros ,realmente seus representantes, as esponjas, possuem um grande número de poros e canais que formam um sistema de filtragem/alimentação adequado para seu hábito de vida séssil. São animais que dependem de correntes de água que entram para o interior dos canais e trazem alimento e oxigênio, e levam para fora do corpo os restos metabólicos a as excretas.
As esponjas não possuem nenhum órgão ou tecido verdadeiro, não possuem um sistema nervoso ou órgãos dos sentidos. Por todas essas características, são denominadas como Parazoários, ou seja, um grupo paralelo ao metazoa.
O corpo de um porífero é pouco mais que uma massa de células embebidas em uma matriz gelatinosa, enrijecido por um esqueleto de espículas de carbonato de cálcio, sílica ou colágeno. Essa estrutura circunda um sistema peculiar de canais hídricos, no qual as únicas aberturas corpóreas são seus minúsculos poros de entrada conhecidos como óstios, e os poros de saída, chamados de ósculosEssas