Caracterização bioquímica e metabólica de bactérias
Nos diversos testes bioquímicos realizados obteve-se os seguintes resultados:
Teste do vermelho metilo (VM) - o microrganismo com teste positivo foi a E.coli pelo facto das fermentações ácido-mistas produzirem ácidos levando um pH baixo (cor vermelha) e deu teste negativo a Enterobacter aerogenes.
Teste de Voges-Proskauer (VP)- o microrganismo com teste negativo foi a E.coli apresentado uma ausência de coloração apesar de se ter visualizado um pequeno anel rosa, dando teste positivo ( vermelho) a Enterobacter aerogenes devido a oxidação da acetoína a diacetil.
Teste de hidrólise de amido - o microrganismo com teste negativo (cor preta) foi a E.coli porque houve a presença de amilase apresentando o corado preto em zonas descoradas à volta das colónias e o microrganismo B.cereus deu teste positivo.
Teste do citrato - o microrganismo com teste negativo foi a E.coli, dando positivo a Enterobacter aerogenes pelo facto do citrato produzir alcalinização do meio apresentando uma cor azul bromotimol.
Teste de produção do indol - o microrganismo com teste positivo (anel vermelho) foi a E.coli pois esta bactéria consegue metabolizar o triptofano, dando negativo a Enterobacter aerogenes
Teste de produção de sulfuretos - o microrganismo com teste negativo foi a E.coli, dando positivo (depósito negro) para a Proteus vulgaris porque esta é capaz de produzir H2S.
Teste de hidrólise da ureia - o microrganismo com teste negativo (cor amarelo) foi a E.coli, dando positivo (cor rosa) a Proteus vulgaris devido a presença do indicador vermelho fenol e de amónia.