Armadeira
Identificação: Agressivas e valentes; tamanho máximo de 20 cm de envergadura com as patas abertas; fórmula ocular: 2 olhos na 1ª fila, 4 olhos na 2ª fila e 2 olhos na 3ª fila, implantados na cabeça. O corpo é coberto por pêlos curtos, aderentes, marrons acinzentados, o segmento basal das quelíceras tem pêlos vermelhos. No dorso do abdômen há pares de manchas claras formando uma faixa longitudinal e desta seguem filas laterais oblíquas de manchas menores. O ventre da fêmea é negro e do macho alaranjado, apresentando o macho um colorido geral mais claro, amarelado. As pernas apresentam espinhos negros implantados em manchas claras.
Características: São as aranhas venenosas de maior tamanho no mundo, chegando a medir 20 cm de envergadura com as patas abertas. Não vivem em teias, durante o dia se escondem em lugares sombrios como buracos no solo; debaixo de madeira e pedras ou entre as folhas largas de diferentes tipos de vegetais, especialmente BANANEIRAS. O nome popular desses animais é devido a uma característica muito curiosa: quando a aranha se sente ameaçada e não pode fugir apóia o corpo nas patas de trás e levanta sua parte anterior, fazendo movimentos de um lado para o outro e aí, pica com muita facilidade.
Ação do veneno (peçonha): As aranhas armadeiras utilizam seu veneno para captura de outras aranhas, insetos e pequenos vertebrados como lagartos, filhotes de pássaros e camundongos, porém a composição química de seu veneno faz com que sua ação sobre nosso organismo seja muito severa, ocasionando dor imediata e muito intensa no local da picada, que pode se irradiar pelo membro atingido, o local da picada fica vermelho, com suor e inchado, e após algum tempo pode apresentar dormência. Os acidentados com esse animal podem apresentar ainda aumento dos batimentos cardíacos; hipertensão arterial e agitação psico-motora. Os acidentes graves, que ocorrem principalmente em crianças são caracterizados por sudorese