Coesao
- pronomes pessoais: eu, tu, ele, me, te, os...
- pronomes possessivos: meu, teu, seu, nosso...
- pronomes demonstrativos: este, esse, aquele...
- pronomes indefinidos: algum, nenhum, todo...
- pronomes relativos: que, o qual, onde...
- advérbios de lugar: aqui, aí, lá...
Ex.: Marcela obteve uma ótima colocação no concurso. Tal resultado demonstra que ela se esforçou bastante para alcançar o objetivo que tanto almejava.
Coesão por substituição substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar etc.), verbos, períodos ou trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo, evitando a repetição no corpo do texto.
Ex.: Porto Alegre pode ser substituída por “a capital gaúcha”;
Castro Alves pode ser substituído por “O Poeta dos Escravos”;
João Paulo II: Sua Santidade;
Vênus: A Deusa da Beleza.
Ex.: Castro Alves é autor de uma vastíssima obra literária. Não é por acaso que o"Poeta dos Escravos" é considerado o mais importante da geração a qual representou
COESÃO POR ELIPSE
A estrutura gramatical dos períodos na língua portuguesa permite aomissão de elementos facilmente identificáveis ou que já foram citadosanteriormente. Algumas vezes, essa omissão é marcada por uma vírgula.Pronomes, verbos, nomes e frases inteiras podem estar implícitos. Esse recursotem o nome de elipse. Veja um exemplo de omissão de sujeito da oração:
A metodologia científica é um conjunto de atividades sistematizadas,racionais, que, com segurança e economia, permite que os objetivos sejamatingidos. Implica a concepção das idéias quanto à delimitação do problema dentro do assunto, identificação de instrumentos, busca desoluções, análise, comprovação, proposição de uma teoria.
No texto acima, o sujeito do verbo Implica é A metodologia científica
. Nãoprecisa ser explicitado, pois é facilmente identificado pelo leitor
Coesão lexical
A coesão lexical pode ser