enfermagem
Campo Grande- MS, 15 de Maio de 2014.
Introdução
Provas Bioquímicas é a investigação metabólicas das bactérias “in vitro” e servem para auxiliar o microbiologista a identificar grupos ou espécies de bactérias ou leveduras através da verificação das transformações químicas, que ocorrem num determinado substrato, pela ação das enzimas de um dado microrganismo.
Bactérias realizam diversas atividades bioquímicas (crescimento e multiplicação) utilizando matérias-primas (nutrientes) obtidas a partir do meio ambiente. As transformações bioquímicas que ocorrem tanto dentro como fora das bactérias são regidas por catalisadores biológicos, as enzimas. Esta parte do manual de laboratório apresenta testes para algumas das atividades bioquímicas de bactérias, que vai ser realizado através da observação da capacidade das bactérias para utilização de enzimas e capacidade de degradar carboidratos, lipídeos, proteínas e aminoácidos.
O metabolismo dessas moléculas orgânicas frequentemente produz subprodutos que podem ser usados na identificação e caracterização de bactérias. Cada microrganismo possui um sistema enzimático específico (perfil bioquímico), por isso as provas bioquímicas são um recurso auxiliar valioso na identificação dos gêneros e espécies microbianas.
As provas bioquímicas baseiam-se em fenômenos como:
Utilização de fonte de carbono (carboidratos: polissacarídeos, dissacarídeos e monossacarídeos alcoóis poli-hídricos: manitol, glicerol, sorbitol ;glicosídeos: esculina)
Utilização de fonte de nitrogênio (proteína: peptídeo, aminoácido).
Outras (mobilidade)
Principais Provas:
1. Meio Mac Conkey: É um meio de cultura seletivo-indicador, utilizado para isolamento de enterobactérias (bacilos Gram-negativos) a partir de fezes, urina, líquor, alimentos, água residual, etc.
2.
3. Meio TSI (Tríplice Açúcar Ferro): Revela a fermentação da glicose, sacarose e