Caracteriza O Dos Produtos E Seu Fluxo Na Logistica
PÓS-GRADUAÇÃO
APOSTILA
PRODUTOS E FLUXO DE
LOGÍSTICA
MINAS GERAIS
A CARACTERIZAÇÃO DOS PRODUTOS E
SEU FLUXO NA LOGÍSTICA
- Produto na cadeia de suprimentos: constitui-se num conjunto de características que o gestor logístico deve adaptar aos seus objetivos.
- Na medida em que as características do produto forem sendo ajustadas e readaptadas, gerando uma melhoria no posicionamento da empresa no mercado, estará sendo criada uma vantagem competitiva.
- O produto deve ser o centro do foco no projeto do sistema logístico, porque ele é a entidade fundamental no fluxo da cadeia de suprimentos. O produto é o gerador das receitas da empresa.
- As dimensões básicas do projeto de sistemas logísticos são representadas por duas características do produto: embalagem e preço.
- Todo produto é o resultado de um processo ou atividade qualquer. Ele, o produto, é composto por uma parte física perceptível, e uma outra intangível, que se complementam.
- Parte física do produto: composta por características tais como o peso, a forma, o volume e também aspectos referentes à performance e à durabilidade.
- Aspectos intangíveis do produto: relacionados com o suporte pósvenda, a reputação da empresa, a capacidade de adaptação das operações com as necessidades do cliente, a comunicação que permite disponibilizar informação correta e atualizada (o rastreamento de uma encomenda, por exemplo), ou a disposição de assumir e responsabilizar-se por erros.
- Classificação dos produtos e serviços: produtos de consumo e produtos industriais.
- Produtos de consumo: aqueles diretamente dirigidos para o consumidor final. - Classificação dos produtos de consumo: • produtos de conveniência, • produtos de concorrência, e • especialidades.
- Produtos de conveniência: bens e serviços mais rotineiros do mercado.
De fácil acesso ao público. Dependem de uma ampla estrutura de distribuição e de múltiplos pontos-de-venda.
- Produtos de concorrência: aqueles sobre os quais o