Fluxos Dentro Da Cadeia
O fluxo de materiais se caracteriza pela aquisição de matéria prima para a consequente transformação em uma unidade fabril, utilizando-se do transporte entre os elos da cadeia produtiva, toda atividade de recebimento expedição e armazenamento até a entrega final do produto ao cliente.
O fluxo financeiro é a parcela de capital transferida para cada agente participe na operação, desde a origem até a ponta, ou seja, do cliente final até o produtor da matéria prima.
O fluxo da informação é aquele que permeia toda a cadeia transferindo informações advindas do mercado consumidor.
Na extração da matéria prima e o consequente transporte até uma unidade fabril, já se tem uma noção clara do que o mercado consumidor esta disposto a adquirir e a que preço, então segue as operações até a entrega final, porém através de pesquisas e métricas é possível saber o grau de satisfação dos consumidores e tais informações devem ser compartilhadas por toda a cadeia envolvida nas operações para correção e ajustes que impactam na melhoria e eficiência, portanto a informação muitas vezes caracteriza-se como mais importante que as capacidades operacionais dos agentes envolvidos, de posse destas informações várias alternativas e mudanças podem ser aplicadas e maximizar as atividades o que impacta positivamente nos resultados finais.
Uma informação eficiente permeia toda a cadeia nos dois sentidos e em todos os elos a Logística se preocupa com a eficiente troca de informação, pois na ponta está o cliente na expectativa de adquirir um produto quando não já adquirido.
Em toda atividade operacional os custos são recorrentes e mensuráveis, mas não a informação. Há sim o custo investido para que os canais de informação sejam eficientes, porém sem