DIFERENÇA DOS DEFEITOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS
ERRO
LESÃO
DOLO
COAÇÃO
ESTADO DE PERIGO
FRAUDE CONTRA CREDORES
SIMULAÇÃO
ERRO
LESÃO
DOLO
COAÇÃO
ESTADO DE PERIGO
FRAUDE CONTRA CREDORES
SIMULAÇÃO
ERRO x LESÃO: No erro há a falta de noção da realidade, enquanto na lesão, o sujeito assume obrigação manifestante desproporcional.
DOLO x ERRO: Enquanto no erro há realmente a errônea interpretação do fato, no dolo há a indução para que haja a interpretação falsa do fato.
LESÃO x DOLO: Na lesão o sujeito assume a obrigação sob necessidade ou inexperiência já no dolo o sujeito age por maldade, com a intenção maliciosa do fato.
COAÇÃO x ERRO: No erro, o agente entende errado, na coação ele é pressionado a manter o ato mesmo conhecendo seus riscos.
LESÃO x COAÇÃO: Na lesão o agente age sob necessidade ou inexperiência, na coação ele conhece o fato mas é pressionado a praticá-lo.
DOLO x COAÇÃO: No dolo a pessoa age por vontade própria, na coação ele é pressionado a agir sem vontade.
ESTADO DE PERIGO x ERRO: No erro a pessoa age sem conhecer, no segundo ele conhece o fato mas não tem outra opção.
ESTADO DE PERIGO x LESÃO: No primeiro o agente age por vontade própria por não ter outra opção, na lesão, o sujeito assume obrigação manifestante desproporcional.
ESTADO DE PERIGO x DOLO: Enquanto um o agente age sem vontade mas com falta de opção, no dolo o agente age maliciosamente, com intenção objetiva do resultado.
ESTADO DE PERIGO x COAÇÃO: No estado de perigo o agente não tem opção, já na coação o sujeito sabe do resultando, mas está sofrendo pressão de outra pessoa.
FRAUDE CONTRA CREDORES x ERRO: No erro o agente age por falta de noção da realidade, já na fraude dois agentes se juntam para chegar a um objetivo malicioso.
FRAUDE CONTRA CREDORES x LESÃO: Na lesão o sujeito assume a obrigação sob necessidade ou inexperiência, enquanto na fraude os agentes