caracteristicas de GPU
A GPU foi criada para não sobrecarregar o processador principal do computador (CPU) na geração de imagens. Por isso, a GPU tem condições de fazer cálculos mais complexos e também processar imagens em 3D.
Existe uma série de etapas para gerar as imagens, a GPU recebe um conjunto de vértices, e processa as informações dando um contexto geométrico, além da aplicação de efeitos, cores e afins; Logo em seguida, vem a transformação de tudo isso em pixels (procedimento conhecido como rasterização). E por fim, tudo é enviado para a memória de vídeo que vai apresentar a imagem na tela do seu dispositivo.
A GPU conta com alguns recursos para realizar tais etapas, são eles: Pixel Shader: shader, consiste em um conjunto de instruções que são utilizados para processar efeitos de renderização de imagens. Já o Pixel Shader é, portanto, possui basicamente as mesmas funções, porém, gera os efeitos baseado em pixels.
Vertex Shader: parecido com o Pixel Shader, porém, trabalha em cima de estruturas constituídas por vértices ao invés de pixels. Muito usual em modelagem de objetos.
Unidade de Mapeamento de Textura (TMU): É um tipo de componente que rotaciona e redimensiona os bitmaps (imagens formadas por conjunto de pixels) para que seja aplicada uma textura sobre a superficie da imagem.
Processamento da Unidade de saída (ROP): como o nome já diz, ele é a saída. É um programa que manipula os dados existentes na memória de vídeo e os transforma num conjunto de pixels que se juntarão para formar a imagem que será exibida na tela. Essa unidade fica responsável por introduzir filtros e efeitos de profundidade.
Esses recursos citados podem variar de modelo para modelo.
Clock da GPU
GPU é um tipo de processador, então ele faz suas operações dentro de uma frequencia, ou seja, de um Clock. Clock é como se fosse um sinal de sincronização. Quando os dispositivos de uma máquina recebem o sinal de execução de atividades, esse processo recebe o nome de