Reaproveitamento da agua da chuva
Além da economia na conta de água, a reutilização da mesma contribui pra redução da escassez hídrica que afeta diversas regiões.
O armazenamento desta água recolhida da chuva através de calhas, e nelas há uma espécie de filtro para barrar a passagem de folhas, sujeiras e sementes não se misturem e torne-a inutilizável. Além do filtro antes da entrada, é preciso ter dentro dela um motor, que vai impulsionar água até um reservatório superior. Isso deve ser feito quando a cisterna estiver no térreo, ou até uma torneira de jardim, por exemplo. No reservatório superior há a necessidade de uma boia elétrica o que vai avisar a cisterna de que o seu nível esta baixo, acionando assim a bomba d'água, para que ela envie água até lá. Esse reservatório superior pode ser muito útil se você for usar a água para vasos sanitários, mas se for só para lavagem e regar o jardim, a bomba é acionada somente quando você ligar a torneira e o disjuntor que ativa a bomba.
A água recolhida pode ser “estocada” por meio de tanques ou cisternas – caixa d’água. Esta água na maioria das vezes é utilizada para fins onde se tem o maior consumo de água e para fins não potáveis (conforme a norma ABNT 15527:2007) – de consumo humano, sendo usada assim para lavar carros, quintal, roupas, e limpar casa. Além dessas formas ela poderá ser utilizada para vasos sanitários, regar o jardim e a horta, em condomínios onde há espaço para lazer, para lavar vidros e coisas dentro de casa.
Essa medida sustentável deveria se tornar uma lei, pois ela é totalmente benéfica para ambas às partes, tanto para a humanidade quanto para a própria natureza. Além ser um recurso disponível, que não tem custo nenhum e que economiza na conta, ela contribui para redução de enchentes e é uma forma fundamental para educação ambiental das crianças.
Fonte - http://hagah.com.br/especial/rs/decoracao-rs/19,0,3219912,Saiba-como-reaproveitar-a-agua-da-chuva.html