reaproveitamento agua de chuva
A água é um recurso essencial para a sobrevivência humana, apesar de abundante, a água doce, presente nos rios, lagos e reservatórios subterrâneos, não são distribuídas igualmente entre a sociedade. Muitos países sofrem com a escassez hídrica e pessoas morrem todos os anos por falta de água ou por consumo de água contaminada.
O reaproveitamento da água da chuva é uma solução de abastecimento gratuito que pode ser utilizado tanto nas regiões de seca, como em locais de enchentes e inundações nos períodos de chuvas intensas.
Na Índia, em função da escassez de água, alguns edifícios comerciais têm estações próprias de tratamento de esgoto, e reutilizam a água tratada para alimentar o ar-condicionado, economizando até 250 m3 por dia. Mesmo no Brasil, um país rico em recursos hídricos superficiais e subterrâneos existe inúmeras regiões onde não há acesso direto a água potável maior infraestrutura, a fim de diminuir os gastos com a conta de água.
Além dos benefícios citados, a captação da água da chuva ainda contribui para amenizar os efeitos da falta de área permeável nas grandes cidades, que provocam, sendo necessário o abastecimento por caminhões pipa. O sistema está sendo bastante utilizado por indústrias, e começa a ser utilizado em novos condomínios. Em São Paulo (SP), foi implementado no Aeroporto de Cumbica um sistema para tratar a água usada na lavagem de aviões e hangares, e reutilizá-la nos banheiros.
Já as localidades atendidas pelo serviço público de abastecimento são obrigadas a pagar pelo tratamento e distribuição da água e pelo esgotamento após o uso.
CUIDADOS A TOMAR
O telhado concentra grandes impurezas, principalmente quando há um longo período de escassez de chuva. Como opção, pode-se instalar um sistema de filtragem mecânica no reservatório.
O reservatório também pode ser um risco para a saúde dos moradores e funcionários, caso não adote uma manutenção periódica de limpeza e conservação.
A construção