Reaproveitamento da água da chuva
I- Introdução
Cerca de 30% a 40% da água no Brasil é perdida. Para driblar o desperdício, o setor da construção civil desenvolve alternativas que podem permitir a diminuição dos impactos ambientais. Uma delas é o sistema de aproveitamento da água de chuva. O reaproveitamento da água da chuva, além de ajudar a economizar em dinheiro e em água potável, contribui para diminuir a escassez hídrica que afeta algumas regiões.
II- Objetivos
Aproveitar um recurso disponível, que não tem custo nenhum e que economiza na conta da água; Contribui para reduzir as enchentes; É uma forma de educação ambiental para as crianças;
É um projeto que visa a melhoria do mundo.
III- Metodologia
A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas (distribuídas pelo prédio ou telhado de uma residência), que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada.
Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável.
Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes para criação de um sistema paralelo ao da água potável.
IV- Resultados
Com o projeto de reaproveitamento da água da chuva podemos esperar que ocorra uma melhora significativa nos dados estatísticos mensais em uma residência. Além do mais, é uma forma de reutilizar água da chuva, poupar água potável, evitar enchentes e etc. Abaixo uma tabela estatística com resultados de economia em uma residência:
Fonte: Bruno de Souza Reis/2006
V- Conclusão
O reaproveitamento da água da chuva é o processo que visa a diminuição do desperdício de água, economia nas contas mensais, e ainda contribui pra diminuir a escassez de água na Terra.