Reaproveitamento de água da chuva
RESUMO
A água encontrada na natureza, é essencial para a vida do planeta. No entanto, esse recurso tem se tornado cada vez mais escasso. O crescimento populacional desordenado, é o principal fator que influencia no aumento do consumo. Porém, o risco de escassez de água, tem aumentado a conscientização da população. Para a conservação de água, existem medidas convencionais e não convencionais. O sistema de reaproveitamento de água da chuva, é uma medida não convencional. Atualmente, esse método, é praticado em países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Japão. No Brasil, foi implementado em algumas cidades do Nordeste, como fonte de suprimento de água e no Aeroporto de Cumbica, cujo sistema, trata a água usada na lavagem de aviões e hangares, e reutiliza-a nos banheiros.
No processo de coleta de água da chuva, são usadas áreas impermeáveis, normalmente telhados. A primeira água é descartada pelo índice de contaminação. Esta água é coletada em calhas, condutores horizontais e verticais, sendo armazenada em reservatórios. Deve-se usar esta água para consumo não potável, como por exemplo: vasos sanitários, irrigação de jardins, reserva de incêndio, etc...
Este trabalho trata-se da viabilidade do reaproveitamento de água da chuva, por fatores ambientais, sustentável e econômico.
APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA
PARA CONSUMO NÃO POTÁVEL
A reutilização de água da chuva está longe de ser um assunto novo. Na verdade, se trata de um retorno aos antigos costumes: utilizar a água que cai do céu no cotidiano. Nada mais simples. Porém, com a modernização da engenharia e a comodidade de abrir a torneira e receber o líquido já tratado, a prática foi sendo esquecida. Atualmente, com discussões sobre sustentabilidade, o método voltou como uma solução contra o desperdício.
Para que o planeta seja realmente preservado, não basta, apenas, economizarmos água "limpa", mas, sim, tratarmos a água que sujamos