Placa de Vídeo e GPU
Introdução
É o hardware que serve para gerar a imagem que aparece no vídeo do computador. Existem vários modelos de placas de vídeo, é sempre bom tomar conhecimento de seu funcionamento e saber qual se adéqua a sua necessidade.
Vamos falar da várias características de uma placa de vídeo. A começar pelo
GPU, ou Unidade de Processamento Gráfico, chip conhecido como processador responsável pelos cálculos, rotinas, e imagens enviadas à tela do computador.
Há vários tipos de modelos de GPU's no mercado, sendo que algumas possam ser mais potentes, desenvolvida para executar recursos em 3D, e outras mais inferiores, ou seja, são fabricadas para o mercado de computadores de baixo custo. Os fabricantes desse tipo de placa são NVIDIA, AMD e INTEL, deixando claro que as mais populares são as duas primeiras.
História
Antigamente melhor dizendo, durante a 2ª Guerra Mundial, começou as invenções tecnológicas, uma delas o computador, máquina com o fim de descobrir mensagens criptografadas por inimigos de guerra e calculo balístico.
Os primeiros computadores não possuíam interface, era tudo feito através de códigos binários, e para saber se a informação estava sendo executada corretamente, recebiam informações de painéis que continham válvulas, relês, chaves, ou através de sons emitidos por um alto falante.
Anos mais tarde a IBM criou o MDA (Adaptador de Vídeo Monocromático), não possuía interface gráfica, exibia um vídeo que podia exibir 80 colunas e 25 linhas de caracteres em alta resolução.
O IBM MDA continha 4KB de memória de vídeo, e os caracteres em alta resolução foi pensado para facilitar o uso corporativo em edição de textos, também continha os seguintes atributos de vídeo: invisível, sublinhado, normal, brilhante
(negrito), vídeo invertido, piscante e alguns ainda podiam ser combinados.
A resolução do quadro era de 720 x 350 pixels, não havia possibilidade de endereçar pontos individuais, podendo trabalhar em modo