Placas de Vídeo
As placas de vídeo também são conhecidas como processadores gráficos e são itens de hardware responsáveis por transformar os dados em imagens que são exibidas na tela do computador.
Com o avanço da tecnologia, os jogos, vídeos, editores de vídeo e modelagem 3D exigem placas de vídeo mais potentes para um bom desempenho da máquina.
A placa de vídeo é responsável por tudo que vemos na tela do computador, desde as telas do sistema operacional até o desenho do cursor do mouse.
Existem dois tipos de placas de vídeo: on-board que são conectadas diretamente na placa-mãe e off-board que podem ser conectadas na placa-mãe.
Placas Onboard
Placas Onboard - Vantagens
A opção de embutir um componente na placa mãe é um questão comercial. Esta estratégia, acrescenta mais funcionalidades à placa-mãe e o comprador recebe um equipamento com mais recursos e gastando bem menos do que pagaria por um com placa offboard.
Além disso, consomem menos energia e consequentemente geram menos calor no gabinete.
Placas Onboard - Desvantagens
O ponto fraco das placas onboard fica por conta da necessidade da memória e do processador do computador para funcionar. Por conta da distribuição de recursos, o processador acaba executando tarefas que seriam da placa de vídeo caso fosse off-board e por isso há uma queda geral no desempenho do equipamento.
Como este modelo do hardware é soldado na placa mãe, caso queime ou seja insuficiente para as tarefas do usuário, não há como trocá-lo por um melhor. Nessa situação, a única solução possível é adicionar uma placa offboard e desativar a onboard na bios.
Placas OffboardGeforce GTX 660 é uma opção de placa de vídeo de médio desempenho offboard.
Placas Offboard- Vantagens
As placas de vídeo offboard permitem que os usuários montem sua própria configuração, definindo a quantidade de memória e ajustando acordo com a sua necessidade. Como elas utilizam um processador independente, o do