Placa de Vídeo
SESI/SENAI ARAUCÁRIA
PLACAS DE VÍDEO
(ONBOARD E OFFBOARD)
Araucária 29 de Outubro de
2013
LUCAS EDUARDO
THAÍS MARÃES
WALLISON JANKE
PLACAS DE VÍDEO
(ONBOARD E OFFBOARD)
Trabalho apresentado para o Curso Técnico em Logística, referente a disciplina de Informática. Turma: B, Turno: Tarde.
Auxilio Profº. Especialista Bruno Escorsin.
ARAUCÁRIA
2013
INTRODUÇÃO
Um computador funciona como o corpo humano. Uma série de peças, cada uma a sua maneira, faz com que a máquina execute uma série de tarefas que sustentam o seu funcionamento. Tudo o que existe dentro de um gabinete é chamado de hardware, que nada mais é do que um conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas. Ou seja, trata-se da parte física do computador.
Dentre essas placas o computador possui um composto essencial, a Placa de vídeo, também chamada de adaptador de vídeo ou aceleradora gráfica, é um hardware responsável pela geração de imagens que são exibidas na tela do computador (incluindo videogames, smartphones, etc.). Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em octetos. (Unidade de dados composta por oito bits).
De todas as peças disponíveis dentro de um computador, a mais complicada de se escolher, sem dúvidas, é a placa de vídeo. Apesar de todas elas fazerem a mesma coisa existem tantos modelos e especificações técnicas que fica difícil saber exatamente qual comprar.
Para isso, mais adiante neste trabalho, você terá a oportunidade de saber qual a função desse hardware e descobrir a diferença entre uma placa de vídeo onboard, que são placas que veem embutidas na placa mãe, e uma offboard que podem ser instaladas posteriormente no PC.
PAPEL DA PLACA DE VÍDEO
As imagens produzidas pelo monitor são formadas por pixels, que são pequenos pontos. O