CApítulo 4 do livro "Ética para um Jovem"
1 º Período
Disciplina:
Filosofia
Trabalho n.º Turma:
Imagem
Ano:
10º
Curso:
Imagem Interactiva
Data:
7/12/13
Professor:
Daniela Silveira
Duração:
_________
Nome do Aluno:
Diogo, Francisco, João R., Luís C., Renato
Classificação
_______________________
Assinatura do(a) Prof.
___________________
Neste capítulo fala-nos do capítulo anterior, “Faz o que quiseres” como lema fundamental desta ética. Pode considerar-se uma ordem que nos permite realiza-la ou não, normalmente uma ordem priva-nos da nossa liberdade mas como no caso anterior podemos cumprir a ordem não a fazendo. Como por exemplo: “Veste a camisola que quiseres”, considera-se uma ordem, mas como fazemos o que queremos porquê passar frio e vestirmos uma camisola de manga curta. Diz também para não questionar aos outros o que devemos de fazer no futuro mas sim questionar a nós próprios.
Também afirma que não há escapatória possível do lema “Faz o que quiseres”, (como por exemplo: desistir de ler um livro porque nós queremos. Mas sempre com o lema na nossa natureza.).
Mas o que realmente o autor quer transmitir-nos com este capítulo, é que tenha-mos uma vida boa, usando um exemplo da riqueza já referido: “Se pudesses ter muito, muito dinheiro, uma casa mais sumptuosa do que um palácio das mil e umas noites, as melhores roupas, os alimentos mais requintados (…), as aparelhagens mais perfeitas, etc., mas tudo isso a custa de não voltares a ver nem a ser visto – nunca – por um outro ser humano, …” ninguém ficaria satisfeito com esta situação, era preferível não termos nenhuma destas regalias para poder-mos ter contacto com outros seres humanos.
Capitulo 1,2 e 8
O primeiro capítulo tem como principal ideia a liberdade da acção humana onde Savater defende que o Homem é livre de pensar, decidir e agir enquanto os outros seres vivos não, referindo o já em aula analisada comparação entre a das térmitas perante um