Trab
Nasceu em San Sebastian em 1947. Catedrático da ética na Universidade Complutense de Madrid, é autor de uma vasta obra, que embarca o ensaio, a narrativa e o teatro.
É um dos pensadores mais destacados de Espanha e tem vindo a ganhar grande popularidade no mundo inteiro.
Resumo geral do livro
Ética para um Jovem explica numa linguagem clara, profunda e ao mesmo tempo divertida, o que é a Ética e a forma como a podemos aplicar na nossa vida para tentarmos viver da melhor maneira possível connosco e com os outros.• Este livro faz qualquer leitor refletir sobre a liberdade de escolha, a responsabilidade, o valor da amizade, o amor, o respeito, a posse e o poder. Segundo o autor é um livro indispensável tanto para jovens como para pais e professores. Fernando Savater escreveu-o para o seu filho de 15 anos, como forma de lhe explicar o que é a ética e a moral e qual a sua importância na sociedade e nas relações humanas.
1.Neste capítulo é contada a história de Heitor e esta é comparada á história das térmitas, Heitor ao contrário das térmitas possui a capacidade de escolha perante as situações e acontecimentos que surgem, por outro lado as formigas são condicionadas pela natureza, agindo de uma forma automática perante os acontecimentos que surgem.
Aqui,é dada a ideia de que somos livres como Heitor, temos oportunidades de escolha assim como ele teve. Fernando Savater explica que não somos livres de escolher o que nos acontece como por exemplo: ficar doente, cair... Mas somos livres de actuar e de escolher.
2.Neste segundo capitulo, Savater dá a definição de motivo, visto que para ele, motivo é a razão que se tem para fazer algo. Ainda explica a diferença entres três tipos de motivos: as ordens, os costumes e os caprichos.
As ordens são o que somos levados a fazer, obrigações. Os costumes são coisas que fazemos repetidamente e não nos questionamos sobre elas, os costumes são repetições de atos, hábitos. Os caprichos vêm do nosso interior, somos nós