Ética para um Jovem
Biografia do autor: Fernando Savater era filho de um escrivão. Nasceu em San Sebastián, a 21 de Junho de 1947. Trabalhou como professor assistente nas Faculdades de Ciências Políticas, de Filosofia na Universidade Autónoma de Madrid, de Ética na Universidade do País Basco e da Sociologia na UNED. É autor de uma vasta obra que abarca o ensaio, a narrativa e o teatro. Entre outros galardões, recebeu o Prémio Francisco Cerecedo da Associação de Jornalistas Europeus e o Prémio Sakharov de Direitos Humanos.
Fernando Savater é um dos pensadores mais destacados de Espanha e tem vindo a ganhar grande popularidade no mundo inteiro.
Sinopse (site www.wook.pt): Nada menos supérfluo do que ensinar as opções e os valores da liberdade se queremos educar seres humanos livres. Mas como falar de ética aos adolescentes, sem incorrer na simples crónica das ideias morais ou no doutrinamento casuístico sobre questões práticas? Pensado e escrito para ser lido por adolescentes, Ética para Um Jovem explica, numa linguagem clara, profunda e ao mesmo tempo divertida, do que trata a Ética e de como a podemos aplicar à nossa vida quotidiana para tentarmos viver da melhor maneira possível connosco e com os outros. Um livro que convida o leitor a refletir e a colocar novas questões sobre a liberdade de escolha, a responsabilidade, o valor da amizade, o amor, o respeito, a posse, o poder.
Capítulo 1 – De que trata a Ética
Neste capítulo o autor diz-nos que, pela razão óbvia de nenhum de nós saber tudo, temos que escolher e aceitar de forma humilde o que desconhecemos. Reconhece também que alguns conhecimentos são para usos específicos. Ou seja, em nada interferem na nossa vida. Contudo, devemos saber o que nos beneficia e o que nos prejudica. Devemos distinguir o bem do mal. Mas, por vezes, podemos ficar um pouco confusos tendo em conta que, em algumas situações, o mau parece ser bom e o bom parece ser mau.
Apesar de o conceito de bom e mau