Captação de mão de obra em angola
A dificuldade de encontrar mão de obra qualificada no setor da construção civil é um grande desafio para o gestor de RH. Além disso, há um processo de adaptação dos profissionais alocados em um novo ambiente de trabalho, devendo superar ainda as dificuldades de esclarecimento das leis trabalhistas. Diante deste cenário o departamento de RH levará mais tempo para desenvolver o processo de recrutamento e seleção.
Outros problemas que encontramos é o clima, a cultura a falta de uma legislação trabalhista e o alto índice de corrupção do país em questão.
2) Justificativas
A empresa pretende investir em novos mercados, em Luanda capital de Angola. Trata-se de um projeto a princípio de médio prazo e com o retorno financeiro muito bom, com grande possibilidade de estreitar o relacionamento com o governo Angolano e ganhar preferência em novas frentes de trabalho, uma vez que o governo deste país é um grande investidor.
Diante desta possibilidade, CHIAVENATO (2010), afirma que é importante conhecer a organização, no contexto onde ela existe e funciona para se adaptarem as circunstâncias do lugar a fim de alcançar os objetivos da empresa.
“é importante conhecer a organização, no contexto onde ela existe e funciona para se adaptarem as circunstâncias do lugar a fim de alcançar os objetivos da empresa. À medida que o ambiente sofre mudanças, todo o quadro habitual das operações das organizações é tremendamente influenciado por essas mudanças, pois as condições ambientais externas às organizações contribuem fortemente para o que sucede dentro delas” (Chiavenato, 2010, p. 68).
Dessa forma é necessário analisar o ambiente num contexto externo, pois apresenta uma enorme variedade de condições extremamente complexas que devem ser analisadas com objetividade. CHIAVENATO (2010) aponta três dificuldades: a seleção ambiental, a percepção ambiental e os limites da