Atps
Como se descreve no artigo a aplicação dos conceitos de controle estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do norte Catarinense, consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares.Uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores, situada no Norte do Estado de Santa Catarina, fornece seus produtos a grandes nomes da indústria automotiva mundial, portanto, atua em um mercado bastante competitivo, onde a qualidade é um aspecto muito importante e também ganhador de pedidos. Aplicando-se conceitos de controle estatístico de processo (CEP), por exemplo, em produtos tidos como estratégicos pela empresa, é possível se identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida por parte do cliente.
Um dos produtos considerados como estratégico, por já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na fundição da empresa, é um determinado bloco de motor para caminhões a diesel. Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através de sua dureza, ou seja, de seu grau de resistência à tração.
Devido a esta particularidade do processo de inspeção, a coleta de amostras se dá de forma unitária. Outros aspectos que corroboram para que se adote este tipo de amostragem é o fato das grandes dimensões do bloco, o que dificulta seu manuseio,além do fato de que ele só pode ser submetido ao ensaio de tração após estar resfriado o que inviabiliza uma inspeção antes que todo o lote seja produzido.
Todos os dados obtidos pela empresa através de gráficos de soma cumulativa, Gráfico da Média Móvel Ponderada Exponencialmente e Índice de Capacidade de Processo são para que a empresa possa ter uma visão geral do