caps
A partir das experiências realizadas nas comunidades terapêuticas da Psiquiatria democrática italiana, serviu como inspiração para a criação do CAPS Luís Cerqueira e os demais. Segundo Pitta (1994) a inspiração mais forte foi a do CAPS Manágua (Nicarágua), onde surgiu em 1986, em meio a uma revolução que ocorria naquele país. Mesmo tendo muitas dificuldades econômicas, políticas e sociais, esses centros tinham a responsabilidade de cuidar de pessoas com problemas psiquiátricos, para tanto, existiam líderes comunitários, profissionais, materiais improvisados e sucatas para reabilitar as pessoas que, pelos transtornos mentais, eram excluídas da sociedade.
Era uma equipe interdisciplinar e tinham como objetivo a prevenção, tratamento e reabilitação desses indivíduos. Um dos aspectos importantes desses centros, era a parceria social, alguns desses centros funcionavam em salões paroquiais ou em outros locais. O marco dessa época foi o compromisso ético de que todos os indivíduos tinham o direito de uma vida digna independente de doença mental ou de outras limitações sociais e econômicas. Em outros países, houve também experiências regionais, como, por exemplo, no Brasil nos anos 80, onde ocorreu o encontro de atuação integrada em saúde mental, com o objetivo da inserção do usuário na comunidade e que também inspiraram os CAPS.
Os CAPS se estruturam como serviços de atendimentos específicos aos indivíduos, sejam eles portadores de doenças mentais, álcool e outras drogas, onde