caps
O CAPS I - Centro de Atenção Psicossocial – Paulo Delgado, está localizado na Av. Agamenon Magalhães, na cidade de Sertânia/PE, a qual segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui uma população de 35.570 habitantes. O CAPS I é uma instituição pública municipal que foi fundada em 19 de março de 2009. E, vem sendo estabelecido e adaptado no Brasil desde 1986, seguindo o mesmo modelo proposto em Trieste, na Itália, que consiste em um local para oferecer cuidados intensivos, semi-intensivos ou não intensivos a usuários com transtornos mentais.
O CAPS apresenta um serviço desenvolvido para substituir as internações em hospitais psiquiátricos, apresentando como maior objetivo tratar a saúde mental de maneira correta, proporcionando um atendimento à população, através do acompanhamento clínico, e promovendo a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, com a finalidade de fortalecer os laços familiares e comunitários.
A equipe multiprofissional do CAPS Paulo Delgado é composta por enfermeiro, farmacêutico, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogos, técnico de enfermagem, cozinheira, auxiliar administrativa, auxiliar de serviços gerais, artesã e psiquiatra.
O CAPS Paulo Delgado apresenta, deste modo, uma equipe multidisciplinar, composta por vários técnicos que se organizam para receber o usuário, desenvolver projetos terapêuticos e atividades de reabilitação psicossocial.
Portanto, tem por finalidade: prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais