capoeira e judo
Todos sabem como é com chegar em algum lugar, seja qual for, e ser bem tratado/atendido pelos funcionários. Quando somos bem tratados e nos sentimos especiais, nos tornamos mais propícios a fazer compras, aceitar acordos e propostas. “Quando estamos pressionados e não confortáveis, criamos, inconscientemente, barreiras contra eventuais situações”, comenta Sergio Ricardo Rocha, mais conhecido como Dr. Vendas, palestrante e atuante em consultoria empresarial e coaching.
Para a Nordstorm, uma das grandes e melhores marcas em atendimento dos Estados Unidos, o bom atendimento é sua maior filosofia. Eles seguem o AIDDU (Atendimento Incrivelmente Diferenciado do Usual). Buscam vendedores que seguem os mesmos ideais, colocam confiança nos contratados e acreditam na pirâmide inversa, onde quem está no topo, é O cliente e a empresa existe para trabalhar para o consumidor. Segundo eles, as marcas, normalmente, seguem o seguinte método: “Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido”; para eles, aqueles que querem fazer a diferença e crescer, devem seguir esse: “Atenda o cliente como ele quer ser atendido”.
Duas pesquisas afirmam a importância do bom atendimento. A TNS InterScience, em 2007, realizou uma pesquisa para a revista Consumidor Moderno, buscando a preferência dos consumidores. Reuniu 1.250 deles, de ambos os sexos e acima dos 18 anos, de todas as classes e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Belho Horizonte. Segundo os dados coletados, foi decidido que o atendimento (51%), qualidade (39%) e preço (39%) são imprescindíveis e básicos. O monitoramento da satisfação dos consumidores (39%) é um diferencial e a propaganda (44%) e a responsabilidade ambiental (43%) e social (42%) agregam valor ao estabelecimento.
Já o IEMI ( Instituto de Estudos e Marketing Industrial), em 2011, realizou uma pesquisa entre 3.300 consumidores, homens e mulheres acima de 15 anos, em todas as classes sociais e